Intolerância religiosa foi o tema de audiência com lideranças de matriz africana

Intolerância religiosa foi o tema de audiência com lideranças de matriz africana

July 01, 20252 min read

O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Alberto Delgado Neto, recebeu comitiva de lideranças de religiões de matriz africana e seus Cultos em Porto Alegre. Durante audiência ocorrida nesta quinta-feira (26/6), o grupo, acompanhado pela Deputada Estadual Luciana Genro, relatou ao Desembargador Alberto casos de intolerância religiosa em episódios nos quais, segundo a parlamentar,  há um desconhecimento a respeito do tema. "Existe um preconceito em determinados segmentos da sociedade e viemos aqui para um relato ao Judiciário sobre certos acontecimentos, assim como já fizemos em outras Instituições", disse ela. A Deputada acrescentou que  o Ministério Público da Bahia, no começo do ano, propôs um pacto inter-religioso para combater o racismo e a intolerância às religiões de matriz africana, exemplo que, segundo ela, pode ser seguido em outros Estados.

O Presidente Alberto agradeceu a visita e disse que o Judiciário está sempre disposto a auxiliar em medidas que possam combater as desigualdades. "O próprio CNJ tem feito atividades neste sentido, ou seja, para um debate acerca dos direitos das minorias que devem ser respeitados por todos", disse ele.

A 3ª  Vice-Presidente do TJ, A Desembargadora Lusmary Fátima Turelly da Silva, que também  é Presidente do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TJRS, disse que o grupo está à disposição para o debate acerca do tema. Ela convidou as lideranças para um encontro que será promovido pelo Comitê, no segundo semestre desta ano, sobre ancestralidade.  "Nosso colegiado tem feito reuniões e gostaríamos muito da presença das senhoras e dos senhores para que relatem o que está ocorrendo em termos de intolerância religiosa", disse ela. 

A Corregedora-Geral de Justiça, Desembargadora Fabianne Breton Baisch, por sua vez, informou que o tema será incluído nos próximos Cursos de Atualização de Magistrados, bem como no Encontro Estadual de Diretores de Foros, previsto para o mês de agosto.

Também participaram do encontro o 2° Vice-Presidente do TJ, Desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes, o representante do Conselho de Relações Institucionais, Desembargador Francesco Conti, os Juízes Assessores do TJ, André Pires e Mário Guerreiro, e  a Juíza Andréa Russo, além das lideranças de matriz africana Camila Andressa Anflor (Mãe Camila), Lucas Alves Martins (Mestre Lukas), Elizete Rodrigues Osório Ayres (Mãe Elizete), Almiro Rodrigo Gehrat (Cebola de Oxalá), Ana Paula dos Santos (representante do Fórum Matriz Africana), Lorena da Silva Rodrgues (Mãe Lorena), Fernanda Simões Pires (Mãe Fernanda), Valtenciar Aresi dos Santos (Pai Valtenciar), Tiago Marcelo Martins (Pai Tiago) e Maurício de Oliveira Barreto (Alabê).

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ/RS)

Back to Blog