
Período de quaresma inicia nesta quarta-feira (05.03). Especialista explica o seu significado espiritual
Período inicia nesta quarta-feira de cinzas, explica o sacerdote espiritual Mestre Lukas de Bará da Rua
A partir desta quarta-feira (05.03) inicia-se a quaresma, período de 40 dias que precede o carnaval e que, segundo especialistas religiosos, trata-se de um momento propício para crises, ataques energéticos e conflitos. Para os cristãos, o período - que neste ano vai até 17 de abril - representa os 40 dias de provação de Jesus Cristo no deserto, antecedendo sua morte e ressurreição.
O que é a quaresma para diferentes religiões
Para o catolicismo, penitência de pecados e jejuns são convites para a reflexão nas datas. Já para as religiões de matriz africana, como a quimbanda, a quaresma também é um momento de redobrar os cuidados espirituais e fazer limpezas. No período, apenas Exus atuam nas casas de terreiro, auxiliando nos trabalhos e proteções.
Segundo o sacerdote espiritual Mestre Lukas de Bará da Rua, táta de Quimbanda Independente conhecido por ser o fundador da Nova Ordem de Lúcifer na Terra (N.O.L.T.), o período é reconhecido historicamente pela perseguição a Jesus Cristo. Isso explica como as energias podem ficar tumultuadas.
“Dentro desse período se trabalha muito com os espíritos opositores ao cristianismo. Todos os espíritos que foram mortos em nome da Igreja, bruxos, magos, feiticeiros, pessoas que foram perseguidas. Então esses espíritos, nessas datas, têm uma força muito maior. Nessa época se trabalha também com os obsessores, porque a energia é potencializada", explicou Mestre Lukas.
Qual a recomendação para o período
Desta forma, a recomendação para passar pelo momento de forma mais tranquila e evitar ataques espirituais, é justamente afastar-se de lugares tumultuados, com presença de álcool e drogas. Segundo Mestre Lukas, os excessos do carnaval amplificam as possibilidades de atrair espíritos obsessores.
“Tudo isso associado ao carnaval, um período em que as pessoas abusam das práticas sexuais, muitas delas desregradas, aumentam o uso de substâncias, como bebida alcoólica e drogas, ajuda a atrair obsessões. Com essa junção de energias, é natural que muitas coisas comecem a acontecer de forma negativa na vida das pessoas", comenta.
Uma segunda sugestão do especialista, é buscar uma casa de religião a qual a pessoa confie, ou outra instituição de sua fé, para realizar trabalhos de proteção e limpeza espiritual, a fim de passar pelo período de forma mais leve.