Mestre Lukas receberá título de Doutor Honoris Causa em solenidade na Câmara Municipal de Campinas, neste sábado (08.11)

Mestre Lukas receberá título de Doutor Honoris Causa em solenidade na Câmara Municipal de Campinas, neste sábado (08.11)

November 07, 20253 min read

Conhecido por ser o criador da primeira estátua em homenagem à Lúcifer no Rio Grande do Sul, Mestre Lukas receberá homenagem pela luta contra a intolerância religiosa

Reconhecido nacional e internacionalmente por sua atuação nas áreas espiritual, social e comportamental, o sacerdote religioso Mestre Lukas de Bará da Rua, de Gravataí (RS), será homenageado com o Título Doutor Honoris Causa 2025. A cerimônia de titulação acontecerá neste sábado, dia 8 de novembro, às 14h, na Câmara Municipal de Campinas (SP), com entrada gratuita e aberta ao público.

A honraria é concedida pela ASBRAC (Associação Brasileira de Capelania Civil) em parceria com a FACTEFERJ, como parte da Segunda Edição da Entrega do Título Doutor Honoris Causa. A coordenação regional do evento é assinada por Mama Carla, representante da entidade em Campinas e região.

A coordenadora do evento, Mama Carla, explica que a indicação para o título representa um reconhecimento público por trajetórias marcadas pelo compromisso com o saber, a cultura, a espiritualidade, a educação, a liderança comunitária e a transformação social.

“Cada um dos nomes indicados carrega consigo uma história de dedicação, resiliência e impacto positivo em suas áreas de atuação. O título é mais do que uma honraria, é um símbolo de respeito e gratidão a todos que com sua sabedoria, prática e sensibilidade humana contribuem para um mundo mais justo, consciente e solidário", opina.

Para Mestre Lukas, a homenagem é uma prova de que a luta contra a intolerância religiosa e em defesa do povo de terreiro sempre vale a pena, mesmo que a estrada seja árdua.

“Receber o título de Doutor Honoris Causa é uma honra que transcende o reconhecimento pessoal. É um símbolo de resistência, de fé e de amor. Dedico essa conquista a todos os filhos e filhas de terreiro, que seguem firmes, mesmo diante das dificuldades e do preconceito. Este título é a prova de que nossa voz ecoa além dos muros da intolerância", comenta.

A solenidade deve contar com a presença de autoridades locais, incluindo o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Rossini, e os vereadores Carlinhos Camelô e Paola Catherine Agard.

Homenagem ao legado e à contribuição social

O título reconhece a trajetória de mais de 20 anos do Tata de Quimbanda Independente, fundador do Templo Mensageiros da Luz e da Nova Ordem de Lúcifer na Terra (N.O.L.T.), Mestre Lukas. O homenageado, que também atua como mestre em reiki e escritor, é responsável por trabalhos espirituais que já impactaram milhares de pessoas no Brasil e no exterior, se destacando tanto no campo das religiões de matriz africana, quanto na formação de pessoas por meio do Instituto Mestre Lukas, onde desenvolve projetos sociais e projetos voltados ao autoconhecimento, cura e desenvolvimento.

Mestre Lukas também ficou conhecido por ser o criador da primeira estátua em homenagem à Lúcifer no Rio Grande do Sul e trava uma batalha judicial contra a Prefeitura de Gravataí (RS) há mais de um ano. A estátua deveria marcar o início da construção de um santuário para a divindade, que acabou sendo paralisada por conta das imposições do órgão municipal. O caso teve repercussão nacional, fazendo com que o mestre religioso se tornasse um símbolo de luta contra a intolerância religiosa.

“A caminhada até aqui é, por si, só uma vitória. Ser indicado ao título significa que a trajetória foi vista, reconhecida e valorizada por quem compreende a importância de contribuir, ensinar, acolher e transformar. A edição de 2025 será especial, não apenas pela relevância dos nomes indicados, mas pela diversidade de histórias, saberes e experiências que cada um representa. Que este reconhecimento inspire ainda mais conquistas", conclui Mama Carla.

Evento aberto ao público

A cerimônia será gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A previsão é de que o público seja recebido a partir das 13h30, com início oficial da programação às 14h.

📍 Local: Câmara Municipal de Campinas
📅 Data: 8 de novembro de 2025
Horário: 14h
🎟️ Entrada gratuita – sem inscrição prévia
🔎 Saiba mais em: @capelania.asbrac | @mestramamacarla | @mestrelukas

Back to Blog