
Mestre Lukas receberá título de Doutor Honoris Causa em solenidade na Câmara Municipal de Campinas, neste sábado (08.11)
Conhecido por ser o criador da primeira estátua em homenagem à Lúcifer no Rio Grande do Sul, Mestre Lukas receberá homenagem pela luta contra a intolerância religiosa
Reconhecido nacional e internacionalmente por sua atuação nas áreas espiritual, social e comportamental, o sacerdote religioso Mestre Lukas de Bará da Rua, de Gravataí (RS), será homenageado com o Título Doutor Honoris Causa 2025. A cerimônia de titulação acontecerá neste sábado, dia 8 de novembro, às 14h, na Câmara Municipal de Campinas (SP), com entrada gratuita e aberta ao público.
A honraria é concedida pela ASBRAC (Associação Brasileira de Capelania Civil) em parceria com a FACTEFERJ, como parte da Segunda Edição da Entrega do Título Doutor Honoris Causa. A coordenação regional do evento é assinada por Mama Carla, representante da entidade em Campinas e região.
A coordenadora do evento, Mama Carla, explica que a indicação para o título representa um reconhecimento público por trajetórias marcadas pelo compromisso com o saber, a cultura, a espiritualidade, a educação, a liderança comunitária e a transformação social.
“Cada um dos nomes indicados carrega consigo uma história de dedicação, resiliência e impacto positivo em suas áreas de atuação. O título é mais do que uma honraria, é um símbolo de respeito e gratidão a todos que com sua sabedoria, prática e sensibilidade humana contribuem para um mundo mais justo, consciente e solidário", opina.
Para Mestre Lukas, a homenagem é uma prova de que a luta contra a intolerância religiosa e em defesa do povo de terreiro sempre vale a pena, mesmo que a estrada seja árdua.
“Receber o título de Doutor Honoris Causa é uma honra que transcende o reconhecimento pessoal. É um símbolo de resistência, de fé e de amor. Dedico essa conquista a todos os filhos e filhas de terreiro, que seguem firmes, mesmo diante das dificuldades e do preconceito. Este título é a prova de que nossa voz ecoa além dos muros da intolerância", comenta.
A solenidade deve contar com a presença de autoridades locais, incluindo o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Rossini, e os vereadores Carlinhos Camelô e Paola Catherine Agard.
Homenagem ao legado e à contribuição social
O título reconhece a trajetória de mais de 20 anos do Tata de Quimbanda Independente, fundador do Templo Mensageiros da Luz e da Nova Ordem de Lúcifer na Terra (N.O.L.T.), Mestre Lukas. O homenageado, que também atua como mestre em reiki e escritor, é responsável por trabalhos espirituais que já impactaram milhares de pessoas no Brasil e no exterior, se destacando tanto no campo das religiões de matriz africana, quanto na formação de pessoas por meio do Instituto Mestre Lukas, onde desenvolve projetos sociais e projetos voltados ao autoconhecimento, cura e desenvolvimento.
Mestre Lukas também ficou conhecido por ser o criador da primeira estátua em homenagem à Lúcifer no Rio Grande do Sul e trava uma batalha judicial contra a Prefeitura de Gravataí (RS) há mais de um ano. A estátua deveria marcar o início da construção de um santuário para a divindade, que acabou sendo paralisada por conta das imposições do órgão municipal. O caso teve repercussão nacional, fazendo com que o mestre religioso se tornasse um símbolo de luta contra a intolerância religiosa.
“A caminhada até aqui é, por si, só uma vitória. Ser indicado ao título significa que a trajetória foi vista, reconhecida e valorizada por quem compreende a importância de contribuir, ensinar, acolher e transformar. A edição de 2025 será especial, não apenas pela relevância dos nomes indicados, mas pela diversidade de histórias, saberes e experiências que cada um representa. Que este reconhecimento inspire ainda mais conquistas", conclui Mama Carla.
Evento aberto ao público
A cerimônia será gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A previsão é de que o público seja recebido a partir das 13h30, com início oficial da programação às 14h.
📍 Local: Câmara Municipal de Campinas
📅 Data: 8 de novembro de 2025
⏰ Horário: 14h
🎟️ Entrada gratuita – sem inscrição prévia
🔎 Saiba mais em: @capelania.asbrac | @mestramamacarla | @mestrelukas
