Mestre Lukas é escolhido como padrinho das Marcha dos Quimbandeiros em Porto Alegre
Porto Alegre (RS) foi palco de um evento histórico no dia 23 de novembro: a Marcha dos Quimbandeiros. O encontro reuniu praticantes, líderes religiosos e simpatizantes da quimbanda para celebrar e dar visibilidade à cultura e às tradições das religiões afro-brasileiras e de matriz africana. A marcha teve início às 14h, com concentração e saída na Usina do Gasômetro até o Largo Zumbi dos Palmares.
Neste ano, o evento teve como padrinho o sacerdote espiritual Mestre Lukas de Bará da Rua, fundador do Templo de Quimbanda Mensageiros da Luz e uma das vozes na luta contra a intolerância religiosa no Estado. Em suas redes sociais, Mestre Lukas expressou gratidão ao Pai Ricardo de Oxum, organizador do evento, pela honra de apadrinhar a marcha.
"Vindo aqui publicamente para agradecer o @pai_ricardo_oxum por essa grande honra de ser padrinho", declarou o sacerdote.
A Marcha dos Quimbandeiros visou ser um marco de representatividade e resistência, destacando o papel das religiões de matriz africana na preservação da cultura e no fortalecimento das comunidades. O evento foi uma realização do Encontro Internacional de Quimbandeiros e contou com o apoio de entidades e empresas, dentre elas a Prefeitura de Porto Alegre.
“A marcha reforça a importância da união entre poder público, sociedade civil e líderes religiosos na luta pela igualdade e pela valorização da pluralidade religiosa .Convido todos a celebrarem a diversidade do nosso País", concluiu Mestre Lukas.
Confira alguns registros: