Mais de 1,2 mil pessoas participam de inauguração do primeiro monumento em homenagem a Exú Bará, em Gravataí

Mais de 1,2 mil pessoas participam de inauguração do primeiro monumento em homenagem a Exú Bará, em Gravataí

June 24, 20243 min read

Imagem, erguida na rótula do Distrito Industrial do município, foi inaugurada no sábado (22.06)

Mais de 1,2 mil pessoas marcaram presença na rótula do Distrito Industrial de Gravataí no sábado (22.06), durante a inauguração da primeira imagem em homenagem a Exú Bará na cidade. O ato histórico, que foi marcado ainda pela premiação de 280 casas de religião do município, representou uma vitória para os praticantes das religiões de matriz africana em prol do direito à liberdade de cultos. Assista aqui os melhores momentos da cerimônia.

Na ocasião, o Tatá de Quimbanda Independente, mestre Lukas de Bará da Rua, membro do Conselho Municipal do Povo de Terreiro e sacerdote do Templo Mensageiros da Luz, relembrou a trajetória dos ancestrais que tiveram muitas dificuldades para cultuar suas religiões e também todos os trâmites e preparação para erguer o monumento no município.

"Quando tive a ideia de trazer esse monumento, eu trouxe para que ele fizesse essa mesma movimentação que ele faz na minha vida para todo o povo de Gravataí, para todo o trabalhador, toda a empresa, todas as pessoas que buscam crescimento. Bará é isso, é movimento, é crescimento. Essa imagem não é minha, ela é nossa", comentou.

Presente no evento, o vereador Alison Silva (MDB), parlamentar que abraçou a causa em Gravataí, reforçou a importância da população cuidar do local e manter limpo, para que se torne um exemplo.

"No governo anterior nós criamos a Lei dos Alvarás, onde começamos a disponibilizar alvarás para as casas de religião. Em 2021, quando me tornei vereador, nós alteramos essa lei para facilitar. Não dava para cobrar das casas inúmeros documentos que pareciam que queriam dificultar. Hoje nós já temos 785 casas regulares em Gravataí. Isso é muito bom. Demonstra a força da mobilização, o que torna o nosso monumento possível", refletiu.

Mestre Lukas fez referência ainda ao pai Ricardo da Oxum, que fez um trabalho semelhante em Porto Alegre, com a instalação de uma imagem para Exú (Homem da Noite), na rótula do Porto Seco, em 2018. Na oportunidade, a filha de pai Ricardo da Oxum, Yasmin de Oxalá, recebeu uma premiação em nome do pai pela iniciativa.

"Instalar um monumento como esse não é uma tarefa nada fácil. Todos que estavam acompanhando desde o início sabem como foi custoso. Por isso, deixo aqui a minha gratidão a todos os irmãos que saíram das suas casas para ir à Câmara de Vereadores pedir para que esse monumento acontecesse. Foram mais de 180 pessoas. Sem o apoio de vocês essa votação demoraria mais", completou.

A imagem possui dois metros e fica em uma plataforma também de dois metros, totalizando quatro metros de altura. Financiada pelo Templo Mensageiros da Luz, visa representar o povo do terreiro e oferecer igualdade para religiosos de todos os credos. 

Entenda os trâmites

O projeto, aprovado com unanimidade no Conselho Municipal do Povo de Terreiro, estava em debate desde junho do ano passado na Câmara de Vereadores, por conta de entraves religiosos. A vitória só foi possível com apoio do vereador Alison Silva e da secretária do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, Reneci da Silva.

Back to Blog