Maior risoto solidário do Rio Grande do Sul será realizado neste sábado (20.12), em Gravataí

Maior risoto solidário do Rio Grande do Sul será realizado neste sábado (20.12), em Gravataí

December 19, 20252 min read

Iniciativa une ação social em um ato de resistência do líder espiritual Mestre Lukas, após episódios de intolerância religiosa

No próximo sábado, dia 20 de dezembro, o Templo Mensageiros da Luz, em Gravataí, vai promover o maior risoto solidário do Rio Grande do Sul, com a produção e distribuição de duas mil marmitas destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Segundo os organizadores, o ato é uma manifestação pacífica contra a intolerância religiosa.

A ação será organizada pelo Tata de Quimbanda Independente Mestre Lukas, através do templo, e as entregas acontecem no mesmo dia, com equipes percorrendo bairros do município e também pontos onde há moradores em situação de rua. A iniciativa busca ampliar o acesso à alimentação neste período de fim de ano e promover dignidade.

No último ano, o líder espiritual Mestre Lukas tem enfrentado um cenário de intolerância religiosa, a partir da instalação de uma estátua em homenagem a Lúcifer, localizada em um sítio particular no município de Gravataí. A obra gerou ampla repercussão na mídia e debates públicos sobre liberdade religiosa e diversidade de crenças.

O sítio onde a estátua está instalada completou um ano de interdição por decisão judicial, com multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. O Templo Mensageiros da Luz, por sua vez, segue com suas atividades religiosas e sociais normalmente, incluindo ações comunitárias e solidárias.

Para Mestre Lukas, o risoto solidário se insere em um contexto amplo de atuação social e de resposta pacífica às situações de intolerância enfrentadas ao longo desse período.

“Este é o nosso ato de resistência. Somos contra a intolerância e contra qualquer forma de perseguição religiosa, mas escolhemos resistir de maneira pacífica. Nosso protesto é alimentar quem precisa, cuidar de pessoas e mostrar que o amor e a solidariedade são mais fortes do que o ódio”, afirma Mestre Lukas.

Back to Blog