Gravataí terá sua primeira imagem para Exu
Monumento deve ser erguido em março de 2024
Na semana que se comemora o Dia da Religião (21.01), foi autorizada pela Prefeitura de Gravataí a instalação de uma imagem em homenagem ao Exu Bará da Rua, no Distrito Industrial do município. O documento que possibilita a execução do projeto foi assinado nesta terça-feira (16.01) pelo prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, e também já passou pela aprovação da Câmara de Vereadores.
Contando com o apoio do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, que representa 400 casas de religião registradas em Gravataí, ou seja, com alvará de funcionamento autorizado pela Prefeitura, o projeto representa uma vitória para os gaúchos que cultuam as religiões de matriz africana. Segundo o Táta de Quimbanda Independente, Mestre Lukas de Bará da Rua, membro do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, as tratativas para instalação da imagem devem iniciar ainda nesta quarta-feira (17.01) junto ao vereador Alison Jonas da Silva, que apoiou a iniciativa.
"Nós temos na cidade diversos monumentos e imagens em homenagem a santos, divindades, de outras religiões e fraternidades, mas ainda não tínhamos nada que representasse o povo do terreiro. Lutamos por este projeto, por acreditarmos na igualdade de direito aos mais diversos cultos. E agora conseguimos", comemora Mestre Lukas.
O projeto foi aprovado com unanimidade no Conselho Municipal do Povo de Terreiro e estava em debate desde junho do ano passado na Câmara de Vereadores, por conta de entraves religiosos. A vitória só foi possível com apoio do vereador Alison e da secretária do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, Reneci da Silva, que abraçaram a causa. A instalação não dependerá de recursos financeiros do município, sendo toda a verba para construção e alocação do monumento financiada pelo Templo Mensageiros da Luz - onde Mestre Lukas é sacerdote.
Todo ano, o Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Gravataí realiza o evento "Cruzeirão", na rótula do Distrito Industrial do município, onde o monumento deverá ser erguido. A imagem, que está sendo concluída, terá dois metros e ficará em uma plataforma também de dois metros, totalizando quatro metros de altura.
Ainda, de acordo com Mestre Lukas, em março será realizada uma homenagem a todas as casas de religião do município e autoridades que apoiaram o projeto, com entrega de troféus de premiação, para parlamentares, sacerdotes, babalorixás e pais/mães de santo. Mais informações serão divulgadas no perfil do Instagram @mestre.lukas.